Unidade e diversidade na Antiguidade Tardia: a atuação do imperador Teodósio II na controvérsia em torno da natureza do corpo de Cristo entre Cirilo de Alexandria e Nestório de Constantinopla (428-450 d.C.) * Unity and diversity in the Late Antiquity
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.831Abstract
Esse artigo analisa a atuação do imperador Teodósio II (408-450) no conflito teológico que emergiu durante o seu governo e ficou conhecido pela historiografia como Controvérsia Nestoriana. Tal conflito foi protagonizado pelos bispos Cirilo de Alexandria e Nestório de Constantinopla, que divergiam acerca do relacionamento estabelecido entre as naturezas divina e humana do Cristo encarnado. Uma vez que formulações teológicas dessa natureza, na Antiguidade Tardia, serviam de suporte para formulações ideológicas de sustentação e unidade do poder imperial, pretendemos destacar o papel de centralidade do imperador como mediador desse conflito.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.