A HAGIOGRAFIA ENQUANTO UMA PROBLEMÁTICA BIOGRÁFICA: O CASO DO MONGE PERFECTUS

Autores

  • Augusto Machado Rocha Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v10i2.3433

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o texto hagiográfico enquanto elemento biográfico onde, para além do personagem em si, o grande foco e importância da narrativa está vinculado à construção de uma representação, de um mito. O uso da figura de Perfectus dar-se-á em razão de ter sido destacado como o primeiro de uma série de mártires que permearam a Córdoba do século IX. Ao analisarmos o hagiografia de Perfectus sob a ótica do mito político, compreenderemos seu afastamento do caráter biográfico e, portanto, a problemática de uma narrativa focada no enaltecimento das figuras individuais.

Biografia do Autor

Augusto Machado Rocha, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrando pela Universidade Estadual de Maringá

Referências

Fontes

EL HAYEK, S. Os Significados dos Versículos do Alcorão Sagrado. Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FRAMBRAS), 2020.

GIL FERNÁNDEZ, J. Corpus scriptorum muzarabicorum. Tomo I Tomo II. CSIC: Madrid, 1973.

Bibliografia

ARMSTRONG, K. Maomé: Uma Biografia do Profeta. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

BERTONHA, João. Conde Francesco Matarazzo e o ser italiano no Brasil: o enfoque biográfico na pesquisa sobre a colonização italiana em São Paulo”. Revista Eletrônica de História do Brasil, volume 4, número 1: 16-27, jan/jun 2000.

BLUMENBERG, Hans. Work on Myth (Studies in Contemporary German Social Thought). Cambridge: MIT Press. 1985.

BOTTICI, Chiara. A Philosophy of Political Myth. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

CATLOS, B. Kingdoms of Faith: A New History of Islamic Spain. New York: Basic Books, 2018.

COOPE, J. A. The Martyrs of Cordoba. Lincoln: University of Nebraska Press, 1995.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História; tradução Maria de Lourdes Menezes, revisão técnica [de] Arno Vogel, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

LEVILLAIN, Philippe. Os protagonistas: da biografia. In: René Rémond, (org.) Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, p. 141-176, 2003.

LEONARDO, Maria José. El Monumento del Trofeo a los Mártires, en Córdoba, 1588, Elaborado por Ambrosio de Morales. POTESTAS: Estudios del Mundo Clásico e História del Arte. Universitat Jaume I, Castellón, Espanha, v. 08, pp. 175 - 193, 2015.

SCHMIDT, Benito. Biografia e regimes de historicidade. Métis – Revista de História da Universidade de Caxias do Sul 2, no. 3, 57-72, 2003;

SCHMIDT, Benito. Construindo biografias - historiadores e jornalistas: aproximações e afastamentos, Estudos Históricos 10, no. 19, p. 1-21, (1997).

TEIXEIRA, I. A Ystoria sancti Thome de Aquino: hagiografia ou história? In: TEIXEIRA, I; BASSI, R. A Escrita da História na Idade Média. São Leopoldo: OIKOS Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2022-01-03