Experiências sociais no campo afro-religioso: a vida de Mameto Iraê Jinkaiá. * Social experiences in the afro-religious field: the life of Mameto Iraê Jinkaiá.
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2176Abstract
Esse trabalho pretende contribuir para o campo da história das mulheres, através da trajetória de vida de Mameto Iraê Jinkaiá, ex mãe-de-santo de uma casa de candomblé nação Angola no município de Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro. Utilizando condicionantes estruturais que marcam a vida e as experiências dos agentes históricos, entendendo que a trajetória de um indivíduo pode ser substancial para contextualizar certa dimensão histórica, através de uma metodologia qualitativa de análise micro histórica e gênero como categoria analítica, buscando ampliar a ideia dos papéis sociais pensando as relações de poder. Ou seja, pensar a mulher enquanto liderança religiosa e demonstrando que o poder atribuído às mulheres do candomblé não está centrado nas grandes capitais, símbolos das religiões afro-brasileiras, como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre.
Palavras-chave: História das Mulheres, relações de gênero, candomblé.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.