Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1630Abstract
As mutações sociais pelas quais o Ocidente passa a partir do século XX contribuem para redefinir as esferas tradicionais de socialização e ensino, como a escola e os processos de escolarização. O objetivo deste artigo é mostrar como os jovens estudantes (do ensino médio) provenientes das classes médias concebem a escola. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou-se de quatro procedimentos metodológicos: observação participante; questionário; narrativas e análise de grupo virtual da rede Facebook. Concluiu-se que os jovens expressam posições ambíguas: é o espaço, por excelência, do aprendizado e, ao mesmo tempo, do encontro com os amigos e da trollação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.