A primeira-dama Maria Thereza Goulart e o costureiro Dener: a valorização da moda nacional nos anos 1960 * The first lady Maria Thereza Goulart and couturier Dener: the valorization of national fashion in the 1960s
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.993Resumo
As transformações na cultura das aparências dos anos 1960 são examinadas por meio da primeira-dama Maria Thereza Goulart e do costureiro Dener Pamplona de Abreu. Na abordagem, os documentos memorialísticos e da imprensa, em específico, uma edição da Revista Manchete de 1963, possibilitou dimensionar os processos sociais, culturais e políticos envolvidos na criação da moda brasileira. Evidenciamos, assim, como a relação entre os dois personagens, mediada pelas roupas da alta-costura, produziam sentidos para a moda nacional e faziam emergir padrões estéticos que influenciavam os segmentos femininos a valorizarem a beleza e a elegância dos corpos e das roupas “à brasileira”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.