PERFORMANCES INDÍGENAS DE RESISTÊNCIAS NA HISTÓRIA

teorias indígenas, crises climáticas e o mundo dos brancos

Autores

Resumo

As crises climáticas se intensificam e contrastam às lutas históricas dos povos originários no Brasil. Neste trabalho, compreendo o pensamento indígena enquanto produção teórica e filosófica, discorrendo sobre suas críticas ao conceito de “humanidade” e de “a queda do céu”. Busquei refletir sobre o “mundo dos brancos” e suas violências, sobretudo acerca do clima e suas mudanças. Trabalhei o conceito de “performance” para enfatizar os movimentos indígenas em contextos nacionais e internacionais trazendo o uso de imagens. Os teóricos norteadores da reflexão foram Ailton Krenak (2020, 2022), Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015) e Diana Taylor (2013). O intuito foi refletir sobre as crises climáticas, as teorias indígenas e o despontar de performances indígenas de resistência de luta pela vida.

Biografia do Autor

Andrisson Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inserido na linha de pesquisa "História Indígena, Etnohistória e Arqueologia"; também é estudante de graduação no curso de Direito pela mesma instituição. Integra o Laboratório de História Indígena (Labhin/Ufsc); Possui aperfeiçoamento em "Ensino de História: saberes e fazeres de matriz africana e indígenas". É licenciado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac - 2017/2022); foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - 2018-2019) e também do laboratório Observatório de Discriminação Racial do estado do Acre (LabODR/AC - 2018-2020), do Programa de Residência Pedagógica da área de História (2018-2022); foi pesquisador do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pivic e Pibic - 2018-2022) nos seguintes projetos: "Apontamentos sobre o golpe civil-militar de 1964 no Acre: Ditadura, Intolerância e perseguições políticas" (2018); "Práticas Pedagógicas em Educação das Relações Étnico-Raciais em Escolas de Educação Básica do Estado do Acre" (2019-2021); "Representações dos povos indígenas do Acre nas plataformas digitais brasileiras" (2021-2022). Atualmente é integrante do grupo de Pesquisa "Historia Indígena, Etnohistoria e Arqueologia". Possui experiência na área editorial, tendo atuado como Editor Gerente na "Revista Em Favor de Igualdade Racial" (Refir) e também no corpo editorial técnico da "Revista Das Amazônias - revista discente de História da Ufac" e livros.

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Publicado

2025-07-15