Operações de Paz: novos mandatos e suas implicações para os países contribuintes com tropas * Peace operations: new mandates and their implications for troops contributing countries

Autores

  • SÉRGIO LUIZ CRUZ AGUILAR Professor Assistente Doutor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Campus de Marília-SP.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1485

Resumo

O artigo apresenta as alterações nas operações de paz contemporâneas conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e suas implicações para o Brasil. Baseada em bibliografia sobre o assunto e documentos das Nações Unidas o texto apresenta o apoio conceitual e jurídico para a implementação dessas operações e descreve a evolução dos mandatos e do uso da força pelo componente militar. Com base nas alterações recentes, o texto discorre sobre tendências na aprovação e condução das operações e suas implicações para os países contribuintes com tropa. 

 

 

 

Biografia do Autor

SÉRGIO LUIZ CRUZ AGUILAR, Professor Assistente Doutor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Campus de Marília-SP.

Doutor em História.

Downloads

Publicado

2015-03-06