A Política Externa do governo Vargas durante o Estado Novo e a construção da Companhia Siderúrgica Nacional * The Foreign Policy of Varga’s Government during Estado Novo and the construction of Companhia Siderúrgica Nacional

Autores

  • CAMILA FERREIRA PUREZA DE OLIVEIRA Doutoranda em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação – Escuela de Posgrado. Facultad de Humanidades y Artes – UNR - Universidad Nacional de Rosario. Rosario, Santa Fe, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1480

Resumo

Através de documentos oficiais e de notícias de jornais analisou-se a política externa do Estado Novo de Getúlio Vargas durante as negociações e construção da Companhia Siderúrgica Nacional de 1940-1946. Constatou-se a relevância do empenho do embaixador Carlos Martins nas negociações para obtenção de recursos financiados pelos Estados Unidos para a construção da CSN. Pelos documentos analisados, percebeu-se não só o interesse dos EUA em acatar aos desejos brasileiros naquela conjuntura da II Guerra, como também como o governo Vargas soube tirar partido desse momento para alcançar o objetivo pretendido.

 

 

Downloads

Publicado

2015-03-06