O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DAS SALAS REGULARES? = SPECIALIZED EDUCATIONAL ATTENDANCE: WHAT IS THE OPINION OF TEACHERS IN REGULAR CLASSES?
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da política educacional referente ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado às pessoas com deficiência matriculadas em escolas regulares e a compreensão que as professoras das salas comuns têm deste ambiente educativo. Este trabalho está amparado nas leis e decretos que regem o AEE em nosso país e em autores que estudam este tema, tais como Garcia (2008); Barreto (2008); Alves (2006) e Mendes (2002). O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 24 professoras da rede municipal de educação da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Os resultados mostram que a maioria das professoras não conhece a real função da sala de recursos, pois, acreditam que esta tem como objetivo dar um reforço aos alunos que não aprendem em sala de aula regular. No entanto, ressaltam que este é um trabalho necessário e que auxilia na aprendizagem das crianças. Outro fator de destaque é que existe a necessidade de um maior número de salas de recursos para atender a todas as crianças que são avaliadas e encaminhadas para este atendimento e, ainda, a impossibilidade de muitos pais em deixar que seus filhos participem das aulas no contra turno. Estas constatações nos remetem a necessidade de maiores esclarecimentos a professores e pais acerca da função do AEE e da relevância deste atendimento aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
Palavras-chave: atendimento educacional especializado. sala de recursos multifuncionais. educação inclusiva.
ABSTRACT
This article aims to present an analysis about the educational policy on Specialized Educational Attendance (SEA) for deficiency-bearing students enrolled in regular schools, and the understanding of the teachers from regular classrooms about this educational environment. This article is based on the Brazilian laws and ordinance on Specialized Educational Attendance, as well on specialized authors such as Garcia (2008), Barreto (2008), Alves (2006) and Mendes (2002). The field research consisted of semi-structured interviews with 24 municipal teachers in Foz do Iguaçu (Paraná - Brazil). The results showed that most teachers did not understand the function of resources classroom since, in their opinion, it aimed to support students who don’t learn in regular classrooms. However, those teachers said the resources classrooms were necessary and that they helped in the children´s learning effort. Another proeminent factor is the need of a greater number of resource classrooms, for all the students who are evaluated and forwarded to such attendance and, moreover, the parents impossibility to send their children to participate in supplementary classes. These observations show the need of further information to teachers and parents about the SEA role, and its relevance in the attendance of students with special needs.
Keywords: specialized educational attendance. multi-functional resource classroom. inclusive education.