O QUE MOTIVA OS ACADÊMICOS MADUROS? = WHAT MOTIVATES THE MATURE STUDENTS?
Resumo
Analisando a teoria motivacional dos dois fatores de Frederick Herzberg e a pirâmide das necessidades de Abraham Maslow, entende-se que todos os indivídiduos possuem aspectos motivadores e fundamentais em sua vida. Em pesquisa realizada com estudantes do curso de graduação em Administração Pública da UDESC, objetivou-se averiguar por meio de um questionário de caráter didático-pedagógico, aplicado no primeiro semestre de 2010, diferentes componentes motivacionais e de caráter político. Para este estudo especificamente, analisou-se uma das questões do questionário, que avaliava a prevalência de acadêmicos que tinham como motivação ao curso a garantia da sua sobrevivência (alimentação e moradia). A tabulação dos dados e a estatística descritiva foi realizada a partir do software Microsoft Excel 2003 e a análise estatística através do programa SPSS 17. Como resultado, obteve-se uma correlação forte entre as variáveis analisadas, com r de Pearson igual a 0,92 (p<0,001) quando analisados todos os acadêmicos, indicando que à medida que amadurecem, maior a tendência em se preocupar com a sua sobrevivência (alimentação e moradia), havendo uma maior evidência na faixa etária dos 31 a 45 anos de idade, onde 21,4% dos acadêmicos indicaram essa prioridade.
Palavras-chave: motivação. prioridade. sobrevivência. idade.
ABSTRACT
Analyzing the “The dual structure theory” of Frederick Herzberg and the “Maslow's hierarchy of needs” of Abraham Maslow, it is understood that each individual has motivator and fundamental aspects in its life. In a research conducted with student from an undergraduate degree in Public Administration of UDESC, the aim was to find out, through a didactic-pedagogic questionnaire, applied in the first half of 2010, different motivational and political components. For this study specifically, we analyzed one of the questions, which evaluated the prevalence of academics that had as motivation to their course to ensure their survival (feed and dwelling). The tabulation of the data and descriptive statistics were performed using the software Microsoft Excel 2003 and the statistical analysis using SPSS 17. As a result, we obtained a strong correlation between the variables, with Pearson's r equal to 0.92 (p <0.001) when analyzed all the academics, indicating that, more mature they are, the greater the tendency to worry about their survival (feed and dwelling), with greater evidence in the age group of 31 to 45 years of age, where 21.4% of students indicated this priority.
Keywords: motivation. priority. survival. age.