UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO = A FORMATION PROCESS IN CONTEXT

Autores

  • Sergio Niza Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) - Lisboa/Pt.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um processo de formação em contexto que se constituiu num projecto de intervenção/inovação com apoio institucional centrado no ensaio de estratégias de diferenciação pedagógica dentro da sala de aula como alternativa ao apoio pedagógico numa perspectiva compensatória. Descrevem-se os eixos orientadores que conduziram o projecto e que incidem nas questões da inovação como estratégia de mudança pessoal e social partindo dos problemas vividos pelos professores de uma mesma escola. O enfoque é colocado na descrição do percurso onde se referem as dinâmicas que conduziram à transformação das práticas.

Biografia do Autor

Sergio Niza, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) - Lisboa/Pt.

Professor do Instituto Universitário – ISPA e Director do Centro de Formação Cooperada do Movimento da Escola Moderna e da Revista «Escola Moderna», é membro cooptado pelo Conselho Nacional de Educação. Como Professor Convidado tem leccionado na Universidade de Évora, na Universidade do Minho e na Universidade Moderna. É Professor Auxiliar Convidado, desde 1982, no ISPA-Instituto Superior de Psicologia Aplicada. - Especialização em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa – 1995. Estudos Superiores Especializados em Investigação em Educação na Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa – 1993.

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais