PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR = PERSPECTIVES ON SCHOOL MANAGEMENT

Autores

  • Djanira Soares de Oliveira Almeida Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP
  • Luciene Domingos De Souza Bastos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Resumo

Este artigo procura estudar as modalidades de gestão no âmbito educacional: gestão tradicional e gestão democrática. Reflete as tendências atuais de autonomia das unidades escolares e a consequente responsabilidade da comunidade escolar, na condução do processo pedagógico e administrativo. Importa uma orientação segura de diretores, como determinam as políticas públicas mais recentes para o setor. O trabalho discute aspectos do preparo do gestor e da comunidade escolar para ocupar seus papeis. A gestão democrática pode contribuir para a efetivação de melhorias significativas na educação brasileira, abrangendo desde o aluno, até o professor, a família e o gestor escolar, na compreensão dos direitos e deveres sociais que competem a cada um dos segmentos envolvidos. Os resultados nem sempre favoráveis podem variar conforme o preparo dos sujeitos investidos, sobretudo no papel de gestores, as ações pedagógicas e administrativas adotadas e o trabalho de equipe presente nas unidades escolares.

Palavras-chave: gestão democrática, autonomia, comunidade escolar, direitos e deveres sociais.

Biografia do Autor

Djanira Soares de Oliveira Almeida, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Possui Livre-Docência em Educação, na disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico e Médio, junto ao Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (2008). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2002), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1966), mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pelo Instituto de Letras Ciências Sociais e Educação (1987) e doutorado em Letras (Faculdade de Ciências e Letras) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino, linguagem, linguística, alfabetização, leitura e escrita e metodologia de ensino.

Luciene Domingos De Souza Bastos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais