CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE: TEMAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO = TEACHER TRAINING COURSE IN PROFESSIONAL TECHNICAL EDUCATION IN HEALTH: ISSUES OF FINAL COURSE WORK

Autores

  • Rika Miyahara Kobayashi Escola de Enfermagem da USP
  • Lucia Tobase
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva Escola de Enfermagem da USP
  • Irene Mari Pereira Escola de Enfermagem da USP
  • Maria Madalena Januário Leite Escola de Enfermagem da USP
  • Heloísa Helena Ciqueto Peres Escola de Enfermagem da USP
  • Cláudia Mara de Melo Tavares Escola de Enfermagem da UFF

Resumo

O significado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como quesito para aprovação nos cursos de especialização latu sensu, é imbuído do caráter de estudo científico, evidenciando o conhecimento assimilado no período de estudo do aluno. Resulta em elemento contribuinte na reflexão, transformação e (re)construção dos sistemas educacionais, científicos e da própria realidade vigente, uma vez que a autenticidade e originalidade são criteriosamente respeitadas. Portanto, justifica este estudo com o objetivo de identificar e analisar os temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do Curso de Formação Docente em Educação Profissional Técnica de nível médio na área de saúde desenvolvido no Núcleo Interdisciplinar de Apoio Docente, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no município de São Paulo – NIAD USP/SP. Foram obtidos 145 TCCs e a partir dos títulos, os temas foram categorizados por similaridades, resultando em 6 categorias: processos de ensinagem, processo de trabalho docente, estrutura curricular, estratégia pedagógica, avaliação e material didático pedagógico. Estas abordagens encontradas apontaram para as preocupações e necessidades sentidas pelos alunos no processo de trabalho na docência propiciando um aprofundamento na reflexão e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Rika Miyahara Kobayashi, Escola de Enfermagem da USP

Professor Doutor. Departamento de Orientação Profissional.

Lucia Tobase

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem. Escola de Enfermagem da USP. Instrutora no Núcleo de Educação em Urgência (NEU-SAMU).

Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Escola de Enfermagem da USP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Laboratório. Departamento de Orientação Profissional. Escola de Enfermagem da USP.

Irene Mari Pereira, Escola de Enfermagem da USP

Mestre em Saúde. Enfermeira Especialista em Laboratório. Departamento de Orientação Profissional. Escola de Enfermagem da USP.

Maria Madalena Januário Leite, Escola de Enfermagem da USP

Professor Associado. Departamento de Orientação Profissional. Escola de Enfermagem da USP.

Heloísa Helena Ciqueto Peres, Escola de Enfermagem da USP

Professor Associado. Departamento de Orientação Profissional. Escola de Enfermagem da USP.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Escola de Enfermagem da UFF

Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da UFF.

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais