SEXUALIDADE(S) EM TRÂNSITO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POSSÍVEL REFLEXÃO NO CURRÍCULO = SEXUALITIES IN TRANSIT IN TEACHER’S FORMATION: A POSSIBLE REFLECTION ON THE CURRICULUM
Resumo
O presente artigo tem como principal finalidade investigar nas literaturas recentes os estudos realizados que abordam sobre as práticas educativas acerca da diversidade sexual e a formação de professores (a). O pressuposto teórico do trabalho é pautado pelos estudos de Foucault (2001), Moita Lopes (2004, 2006, 2008); Louro (2004, 2007, 2010); Borrillo (2009), entre outros que problematizam questões de sexualidade e educação. A geração dos dados sobreveio de pesquisas bibliográficas em que se investigou o debate acerca da sexualidade e educação no currículo e a formação do professor (a). Trata-se de uma abordagem de pesquisa de caráter indutivo de cunho interpretativo. O estudo revela que a temática da diversidade sexual no contexto acadêmico não é muito discutida. Percebe-se que existem práticas simbólicas de invisibilidade e silenciamento por parte da Academia, na medida em que não se problematiza as sexualidades de forma democrática em seus espaços institucionais. A discussão mostra que é urgente que os currículos promovam nos cursos de graduação e pós-graduação, uma formação inicial e continuada ancorada por pressupostos teóricos que versam sobre o debate acerca da diversidade sexual, currículo e das identidades culturais.
Palavras-chave: Currículo. Diversidade Sexual. Educação. Formação de professores.