A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E DOS SABERES DOCENTES: O PROJETO PIBID EM FOCO = THE CONSTITUTION OF IDENTITY AND KNOWLEDGE OF TEACHERS: PIBID PROJETC IN FOCUS

Autores

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Rayana Silveira Souza Longhin Universidade Estadual Paulista

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de dados oriundos de relatos concedidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, que atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas da rede municipal do interior paulista nos anos de 2010 e 2011. Dentre múltiplos enfoques referentes ao estudo da formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas, cuja linha de pesquisa as autoras estão vinculadas, a análise destes dados conduziu ao estudo da constituição da identidade e dos saberes necessários para a docência no período que compreende a transição estudante-professor. Os resultados indicaram que a iniciativa PIBID, enquanto uma ação política que visa à qualidade da formação docente, é extremamente válida pelo fato de minimizar os impactos sofridos por professores iniciantes e por propiciar a articulação entre as competências adquiridas no âmbito da universidade e a realidade escolar de forma que uma esteja constantemente ancorada na outra. Sinalizaram também, quantitativa e qualitativamente, mudanças positivas no que tange às expectativas para o início da carreira e contribuições para a formação de professores.

Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista

Rayana Silveira Souza Longhin, Universidade Estadual Paulista

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais