EJA: IMPACTOS DO FUNDEB EM JUIZ DE FORA = YOUNG AND ADULTS EDUCATION: FUNDEB IMPACTS IN JUIZ DE FORA

Autores

  • Alessandra Reis Evangelista Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente texto apresenta a análise preliminar da pesquisa que versa sobre “Os impactos do FUNDEB para a Educação de Jovens e Adultos no município de Juiz de Fora”. Para essa pesquisa, adotou-se como metodologia além da pesquisa bibliográfica e documental, a análise de dados do INEP.  Nota-se que com a aprovação do Fundo, houve a elevação do número de matrículas, no município, para a modalidade de EJA. Partindo deste cenário, observa-se que a Secretaria de Educação deste município, por meio do departamento responsável pela EJA, vem implementando uma Proposta Curricular que busca contemplar a identidade própria destes sujeitos. A partir dos dados, dos arcabouços legais e teóricos analisados, acredita-se que a apreciação desta experiência possa contribuir para a reflexão dos educadores que trabalham com a modalidade de ensino. Porém, apesar do FUNDEB retirar a EJA da posição marginalizada frente aos demais níveis e modalidades da educação básica, acredita-se que não será capaz de solucionar todos os problemas que atingem essa parcela da população.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. currículo. FUNDEB.


ABSTRACT: This text presents a preliminary analysis of the research about "The FUNDEB impacts for Youth and Adults Education in the city of Juiz de Fora." For this paper, we adopted the bibliographic methodology and the analysis of the INEP data. Note that, with the Fund approval, there was an increase in enrollment of Youth and Adults Education in the city. Based on this scenario, we observed that the Education Department of the city, through the department responsible for the Youth and Adults Education , has been implementing a Curriculum Proposal that seeks to contemplate the identity of these subjects. From the data, the legal frameworks and theoretical analysis, we believe that the appreciation of this experience can contribute to the reflection of educators, who work with this education modality. However, despite the FUNDEB withdraw the Youth and Adults Education of the marginalized position compared to other levels and modalities of basic education, it will not be able to solve all the problems that affect this segment of the population.

Keywords: Youth and Adult Education. curriculum. FUNDEB.

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais