A ESCUTA SENSÍVEL COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES = THE SENSITIVE LISTENING AS METHODOLOGICAL TOOL IN THE INITIAL TEACHER FORMATION
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que alia pesquisa e formação junto a alunos de um curso de Pedagogia conveniado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Ao considerar as peculiaridades dessa formação, uma vez que os sujeitos envolvidos, embora busquem a graduação, já possuem longa experiência prática, o estudo utiliza como instrumento metodológico a escuta sensível sugerida por René Barbier, relacionando-a com o princípio de dialogicidade em Paulo Freire. A questão que norteia o trabalho é: como promover a compreensão coletiva da prática docente em exercício, na direção da transformação dessa prática? Os resultados do trabalho indicam que a escuta sensível e o diálogo facilitam a participação dos sujeitos como colaboradores na interpretação da práxis, condição necessária para sua autonomia profissional.
Palavras-chave: escuta sensível, dialogicidade, formação docente.
ABSTRACT
This paper presents a study that joins research and formation with students of a Pedagogy course supported by the National Plain of Teacher Formation of Basic Education (PARFOR). Taking into account the peculiarities of this formation, once the involved subjects, however need the graduation, already have a long teaching experience, the study uses as methodological tool the sensitive listening suggested by René Barbier, relating it to the principle of dialogue, according to Paulo Freire. The question problem is: how promoting the collective understanding of teaching practice in action, in the direction of transforming this practice? The results indicate that sensitive listening and dialogue facilitate the participation of the subjects as collaborators in the praxis comprehension, necessary condition for their professional autonomy.
Key words: sensitive listening, dialogue, teacher formation.