A ESCOLA PÚBLICA - NEM PASSADISMO, TAMPOUCO FUTURISMO - SERVIDORA DE SEU TEMPO = THE PUBLIC SCHOOL – NEITHER VENERATION FOR THE PAST NOR FOR THE FUTURE – SERVANT OF ITS TIME
Resumo
Neste artigo analisamos a educação formal estatal por meio de estudos sobre História da Educação no Brasil, a partir de que a Escola, entendida como lócus de educação pública sempre cumpriu o papel esperado por suas políticas, não estando nem aquém, nem além de uma sociedade, mas servindo ao regime político vigente e organizador desta mesma sociedade. Nesta linha de pensamento adotamos as categorias de permanência e de “servidão” institucional para corroborar a tese de que vimos afirmar.
Palavras-Chave: servidão. papel da escola. educação pública. escola pública. políticas públicas.
ABSTRACT
This article analyzes the formal state public education through studies on the History of Education in Brazil, from the thesis that the school, understood as a locus of public education has always fulfilled the role expected by its policies, not being short, nor beyond a society, but serving the current political regime and organizer of that society. With this in mind we have adopted the categories of permanence and institutional "servitude" to support the theory that we have asserted herein.
Keywords: servitude. school’s role. public education. public school. public policies.