O ENSINO PEDAGOGICAMENTE FECUNDO: FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO TRANSVERSAL = THE PEDAGOGICALLY FRUITFUL TEACHING: FOUNDATIONS OF THE TRANSVERSAL FORMATION

Autores

  • Maria Leila Alves
  • Elydio Santos Neto

Resumo

O que é um ensino pedagogicamente fecundo? Que concepção de educação o favorece? O que ele pede do educador e do educando? Como ele se relaciona com as questões do mundo da objetividade e da subjetividade? Que fundamentos formativos proporcionam aos educadores desenvolverem-se segundo o seu horizonte? É necessário reconhecer que, apesar dos muitos anos que já se passaram desde as primeiras críticas à concepção tradicional da educação até as mais recentes elaborações das abordagens construtivistas passando pela crítica de Paulo Freire à educação bancária, ainda temos dificuldades para vermos apreendidos e substancialmente elaborados, nas práticas docentes escolares, os aspectos de um ensino pedagogicamente fecundo, isto é, aquele no qual o educando aprende com a autonomia de um sujeito em permanente diálogo com o educador e com os demais educandos. Este estudo procura trazer algumas das características indispensáveis para que o ensino possa ser considerado pedagogicamente fecundo.

Palavras-chave: Concepções pedagógicas. práticas docentes. ensino fecundo. desenvolvimento do educador. autonomia do educando.

 

ABSTRACT

What is pedagogically fruitful teaching? What kind of educational conception can favor it? What does this kind of teaching require from both educator and student? How does it relate to the objectivity and subjectivity of world issues? What kind of formation foundations can help educators develop themselves according to their own horizon? It is necessary to realise that despite the many years that have now passed since the first criticisms of the traditional conception of education, and the most recent elaborations of the constructivist approaches critized by Paulo Freire to banking education, we still have difficulties determining the teaching practices and the many aspects of pedagogically fruitful teaching apprehended and substantially elaborated, the same kind of teaching on which the student learns with the autonomy of a subject in an ongoing dialogue with the educator and other students. This study seeks to bring us some essential features in order that teaching can be considered pedagogically fruitful.

Keywords: Pedagogical conception. teaching practices. fruitful teaching. teacher´s development. student´s autonomy.

Publicado

2011-09-19

Edição

Seção

Artigos Originais