Política de Ações Afirmativas no CEFET-MG Campus Araxá: reflexões sobre o acesso de estudantes negros ao ensino técnico e superior.

Autores

  • MIRIAM MARIA COELHO UFTM- Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de ciências Humanas e sociais- Campus Franca http://orcid.org/0000-0002-7796-8437

Palavras-chave:

Política de Ações Afirmativas. Raça e etnia. CEFET-MG.

Resumo

O artigo traz resultados obtidos através de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo problematizar a discussão e analisar o acesso de estudantes que se autodeclararam pretos ou pardos e se inscreveram através da reserva de vagas, no processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), Campus Araxá. Para realizar a referida pesquisa, optou-se por desenvolver um estudo quanti-qualitativo. O estabelecimento da reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino como Política de Ações Afirmativas se apresenta como um mecanismo importante na luta da população negra pela igualdade racial no Brasil. O acesso de estudantes negros ao ensino superior e ao ensino técnico ofertados pelo CEFET-MG, Campus Araxá representa um importante passo para a afirmação de direitos e equidade social de um público historicamente excluído desse espaço. Os resultados da pesquisa mostraram que a reserva de vagas nem sempre representa um facilitador da entrada desse estudante na Instituição. Entretanto, esse procedimento de ingresso a um espaço, antes visto como algo inatingível deve-se constituir em uma das estratégias da luta pelo acesso da população negra a educação formal, no processo de resgate de uma dívida histórica brasileira.

Biografia do Autor

MIRIAM MARIA COELHO, UFTM- Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Assistente Social da UFTM- Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestrado em Serviço Social pela UNESP Franca/SP. Graduação em Serviço Social pela Universidade de Uberaba/ UNIUBE. Integrante do GEPESSE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social na área da Educação.

  

ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de ciências Humanas e sociais- Campus Franca

Assistente social. Bolsista produtividade CNPq- Nível 2. Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- Campus Franca (2001) e graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1983). Pós-doutorado (atual) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como tema da investigação ?O trabalho do assistente social na educação básica no estado de São Paulo?, supervisionada pelo Prof. Dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida. Atualmente, é docente do curso graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (2010-atual), sendo coordenadora do Conselho de Curso de Graduação. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço social da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE), integrante do Grupo de Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas da Infância e Adolescência (GEPPIA), participante da base do Conselho Regional de Serviço social de São Paulo (CRESS-SP). A linha de estudos e pesquisas compreende a área de Serviço social, com ênfase em Serviço social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço social no espaço sociojurídico, educação, criança e adolescente, famílias e processos de trabalho do assistente social. ORCID: orcid.org/0000-0002-7796-8437

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais