Política de Ações Afirmativas no CEFET-MG Campus Araxá: reflexões sobre o acesso de estudantes negros ao ensino técnico e superior.
Palavras-chave:
Política de Ações Afirmativas. Raça e etnia. CEFET-MG.Resumo
O artigo traz resultados obtidos através de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo problematizar a discussão e analisar o acesso de estudantes que se autodeclararam pretos ou pardos e se inscreveram através da reserva de vagas, no processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), Campus Araxá. Para realizar a referida pesquisa, optou-se por desenvolver um estudo quanti-qualitativo. O estabelecimento da reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino como Política de Ações Afirmativas se apresenta como um mecanismo importante na luta da população negra pela igualdade racial no Brasil. O acesso de estudantes negros ao ensino superior e ao ensino técnico ofertados pelo CEFET-MG, Campus Araxá representa um importante passo para a afirmação de direitos e equidade social de um público historicamente excluído desse espaço. Os resultados da pesquisa mostraram que a reserva de vagas nem sempre representa um facilitador da entrada desse estudante na Instituição. Entretanto, esse procedimento de ingresso a um espaço, antes visto como algo inatingível deve-se constituir em uma das estratégias da luta pelo acesso da população negra a educação formal, no processo de resgate de uma dívida histórica brasileira.
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