AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges Univás
  • Leidiane de Oliveira Maximiano UNIVAS/MG
  • Bárbara Marianne Maduro UNIVÁS/MG
  • Daniela Coutinho Pereira Alves de Azevedo Univás, MG
  • Dimas Dias de Araújo Univás, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2700

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Desafios, Possibilidades

Resumo

O presente artigo tem por objeto apresentar sobre possibilidades de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas, seus benefícios e suas implicações, tanto no ensino de alunos com algum tipo de necessidade, como as mudanças que trouxe ao ensino básico e superior. As tecnologias possibilitam inovações no processo de ensino e de aprendizagem em salas de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial e a distância, uma forma dinâmica e adaptável ao estilo de vida moderno. Para vivenciar amplamente esse ambiente tecnológico, serão necessários múltiplos letramentos, a começar pelo letramento digital que propicia a busca de informações em diferentes fontes e, desse modo, atingir o letramento informacional o qual se torna fundamental para o desenvolvimento pleno nestes tempos líquidos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Univás

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Atua em Educação e e Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias do Ensino de Matemática, Formação de professores e História da Educação Matemática.

Leidiane de Oliveira Maximiano, UNIVAS/MG

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM (2009). Atualmente exerce o cargo de Oficial Judiciário no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil. Pós Graduada em Direito Tributário pela Anhanguera- Uniderp ( 2012). Pós Graduada em Direito Administrativo pela FAVENI( 2017). Pós Graduada em Direito Processual CIvil pela FAVENI( 2017). Pós Graduada em Direito Penal e Processual Penal pela FAVENI( 2017). Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Bárbara Marianne Maduro, UNIVÁS/MG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino (2009). É especialista em química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-2011).Mestranda em educação pela UNIVAS (2018). Na graduação foi monitora da disciplina de química para os primeiros períodos de Licenciatura em Química. Foi professora de química na Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca. Trabalhou em colégios particulares do sistema COC e POLIEDRO de ensino. Trabalhou como professora substituta da disciplina de química orgânica experimental, química orgânica e físico-química experimental pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino. Trabalhou como técnica de laboratório na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino. Atualmente é professora efetiva (EBTT) de química do ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes.

Daniela Coutinho Pereira Alves de Azevedo, Univás, MG

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí. Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, empresária e consultora de Consultoria de Gestão de Pessoas e Comunicação. Há 17 anos no mercado de comunicação, com atuação em agências de propaganda e departamentos de marketing de grandes indústrias. Possui graduação em Publicidade e Propaganda (2005) e Jornalismo (2000) pela Universidade do Vale do Sapucaí. Atualmente é professora dos Cursos de Pós-Graduação da FUMESC Machado, MG. Ministra cursos In Company para empresas de todo Sul de Minas, para turmas de até 50 pessoas, palestrante em Seminários de Universidades locais.

Dimas Dias de Araújo, Univás, MG

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (FADIVALE). MBA em Gestão Empresarial e em Direito Tributário, ambos pela FGV. Mestrando em Educação na Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Diretor da D. A. Consultoria Empresarial Ltda e da Dimas Araujo Sociedade Individual de Advocacia, empresas especializadas em consultoria empresarial e tributária. Professor convidado de cursos de pós graduação em Direito Tributário na FADIVALE, Legislação Previdenciária e Trabalhista na USINA e Direito do Trabalho na UNIVÁS. Atualmente professor de cursos Graduação do Centro Universitário do Sul de Minas.

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais