POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2651Palavras-chave:
Estrutura pública educacional. Ensino camponês. Realidade RuralResumo
O objetivo deste artigo é discutir o cenário do ensino rural no Brasil, dentro da estrutura das políticas públicas na educação. Buscou-se entender a evolução do ensino e suas políticas, historicamente, junto à evolução do ensino. Utilizaram-se dados secundários, para discutir questões do ensino aos camponeses. Compreendeu-se que, apesar a adoção de políticas de educação rural e do crescimento do índice de alfabetismo, o rural enfrenta uma educação excludente. Criando o conceito de educação no campo, mais adequado à realidade camponesa. A industrialização, a mecanização e uma política “errada”, são apontadas como os grandes vilões para a solução dos problemas da educação rural no Brasil.Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez e FERNANDES, Bernardo Mançando. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica Do Campo, 1999. Coleção Por Uma Educação Básica no Campo.
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB, 1996, p.37. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 13 dez. 2015.
BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. p. 3. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 13 dez. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Educação para Todos no Brasil, 2000-2105 / Ministério da Educação. – Brasília : MEC, 2014. 105 p., il.
BRASIL. Ministério da Educação. Pronacampo, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=18720>. Acesso em:13 dez. 2015.
CALDART, Roseli Salete. et al. Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FEITOSA, André Elias Fidelis. A trajetória do ensino agrícola no Brasil no contexto do capitalismo dependente. 2006, 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) UFFluminense, Niterói. Disponível em: <http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/feitosad2006.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2016.
FERREIRA, Fabiano Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: Um Olhar Histórico, Uma Realidade Concreta. In: Revista Eletrônica de Educação. Ano V. Nº . 09, jul./dez. 2011.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=8&uf=0>. Acesso em: 13 dez. 2015.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. 39 p.: tab. ISBN 978-85-7863-033-1
MARTI, José. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica; JESUS, Sônia Meire Azevedo de (Orgs). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: 2004 (Coleção por uma Educação Básica do Campo, 5).
MARTINI, George. A trajetória da modernização agrícola: A quem beneficia? Versão condensada de fases e faces da modernização agrícola. In: Revista de Planejamento e Políticas Públicas, Brasília: IPEA, n. 3, pp. 7-37, ago. 1990.
MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo. Contribuições do Pronera à Educação do Campo no Brasil. Reflexões a partir da tríade: campo – política pública – educação. In: SANTOS, Clarice et al. Memória e História do Pronera: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação no Campo. Brasília: MDA/Incra, 2010, p. 29.
OLIVEIRA, José Luiz. As origens do MOBRAL, 1970, 274f. Dissertação (Mestrado em Educação) Fundação Getúlio Vargas. FGV. IESAE. Disponível em: file:///C:/Users/maria/Downloads/000055203.pdf. Acesso em: 20 jan. 2016.
SANTOS, Clarice Aparecida dos.(org). Por Uma Educação do Campo: Campo – Políticas Públicas – Educação. Brasília: Incra; MDA, 2008. 109p.
SENAR. Conhecendo o SENAR. Cartilha, 2011, 3. Disponível em: http://www.senar.org.br/sites/default/files/senar/cartilhaconhecendooSENAR.pdf.> Acesso em: 20 dez. 2015.
SOMIK, V. Lall; SELOD, Harris; SHALIZI, Zmarak. Rural-urban migration in developing countries: a survey of theoretical predictions and empirical findings. World Bank Policy Research Working Paper, 2006, 63p.
TODARO, Michael P; SMITH, Stephen C. Economic Development. 11th edition. The Pearson Series in Economics, 2010.
UNESCO/ONU. Educação para Todos no Brasil – 2000-2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002326/232699por.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2015.