TOCANDO A VIDA: UM PROJETO DE FORMAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Cristina Emboaba Emboaba de Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CEART MÚSICA

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2641

Palavras-chave:

educação musical, poética, práxis, theoria, indústria da cultura

Resumo

Esse artigo é parte integrante de uma tese que discute a formação musical fundamentada na dialética entre as três atividades musicais - poética, práxis e teoria - como alternativa à estrutura de semiformação (citamos aqui o conceito adorniano de Halbbildung) vigente, intimamente vinculada à indústria da cultura, onde buscamos levantar, elucidar e discorrer sobre as possibilidades dessa mediação como alternativa para uma formação musical integradora. Nesse recorte descrevemos e apreciamos o projeto de formação musical Tocando a Vida da Instituição Savegnago, sob essa ótica ancorada nos planos filosófico e musical, histórico e pedagógico como alternativa para uma formação musical com potência crítica.

Biografia do Autor

Cristina Emboaba Emboaba de Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CEART MÚSICA

Graduada em Bacharelado pela Faculdade de Música da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com  habilitação em Regência.

É mestre pelo Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza e Doutora pela mesma instituição sob orientação do prof. Dr. Rubens Ricciardi.

Foi regente de vários corais no estado de São Paulo, dentre eles os corais da Universidade Estadual Paulista - UNESP - nas unidades de Franca (Faculdade de História, Direito e Serviço Social-FHDSS), e de Jaboticabal (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-FCAV). Desde 2015 é docente efetiva do Departamento de Música do CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Florianópolis SC, nas areas de Regência, Coral e Prática de Conjunto.

 

 

 

 

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Publicado

2019-05-10

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