TOCANDO A VIDA: UM PROJETO DE FORMAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2641Palavras-chave:
educação musical, poética, práxis, theoria, indústria da culturaResumo
Esse artigo é parte integrante de uma tese que discute a formação musical fundamentada na dialética entre as três atividades musicais - poética, práxis e teoria - como alternativa à estrutura de semiformação (citamos aqui o conceito adorniano de Halbbildung) vigente, intimamente vinculada à indústria da cultura, onde buscamos levantar, elucidar e discorrer sobre as possibilidades dessa mediação como alternativa para uma formação musical integradora. Nesse recorte descrevemos e apreciamos o projeto de formação musical Tocando a Vida da Instituição Savegnago, sob essa ótica ancorada nos planos filosófico e musical, histórico e pedagógico como alternativa para uma formação musical com potência crítica.
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
CAMARGO, Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de; RICCIARDI, Rubens Russomanno. Será que aquilo deu nisso? A deteriorização do canto e da composição coral no Brasil desde a inserção de arranjos de canções da indústria da cultura. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 156-166, 2011.
CAMARGO, Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de. O ensino musical na perspectiva da poética, da práxis e da teoria: processos de formação alternativos à indústria da cultura. 2014. 214 f. Tese (Doutorado em Musica) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
COSTA, Alexandre da Silva. Da relação entre lógos e daímon em Heráclito: a escuta como definidora do homem. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno; ZAMPRONHA, Edson (org.). Quatro ensaios sobre música e filosofia. Ribeirão Preto: Coruja, 2013.
COSTA, Maria Manuela Isaías Afonso da. O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
GALON, Lucas; CESCA, Sara. Opereta Popular de Natal: um relato de experi-ência. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP: música na escola: um mundo de possibilidades, 7., 2014, Cam-pinas. Anais.... Campinas: Unicamp/IA, 2014. p. 132-136.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 2005.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: desafio do século XXI. Tradução e notas Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
PAREYSON, Luigi. Problemas da estética. Tradução Maria Helena Nery Garcez e Sandra Neves Abdo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Elementos de uma filosofia da educação musical em Theodor Wiesengrund Adorno. Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas, 1996.
STRAVINSKY, Igor. Poética musical em 6 lições. Tradução Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.