GESTÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2577Palavras-chave:
Política de gestão educacional, Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Organização pedagógica.Resumo
Este estudo objetivou situar as configurações da gestão educacional no Estado de Pernambuco, seus impactos na organização do trabalho pedagógico e na concepção de qualidade da educação. Na metodologia utilizou-se da abordagem cognitiva de política pública (Muller & Surel, 2002), e da teoria de discurso e de análise de discurso em Norman Fairclough (2001). Foram examidas a relação do Programa de Modernização da Gestão Pública na Educação, associado à política recompensa (BDE), com o discurso dos profissionais da educação. Compreende-se que é essencial à escola desenvolver uma posição política em favor de sua autonomia na organização de prática pedagógica, de modo a pensar a si própria, na sua missão social e na sua organização. (ALARCÃO, 2001). Além disso, o debate em torno da qualidade da educação, inclui variáveis intervenientes, condicionados a recursos escolares; organização e gestão da escola; clima acadêmico; formação e salário docente e ênfase pedagógica (FRANCO e BONAMINO, 2003). Na escuta dos profissionais da educação foi observado que a organização pedagógica mudou em função dos projetos financiados pelo PDE, voltados à melhoria do desempenho dos estudantes. Foi observado ainda, que a compreensão da qualidade da educação vem sendo atribuída ao resultado da gestão da política e a adequação das escolas ao sistema regulado. O discurso dos profissionais da educação se aproxima da conformação aos princípios educacionais propostos pelo gerencialíssimo da atual política, embora que, monitoramento e recompensa, estimulada pelos técnicos do Banco Mundial, é uma tendência em franco declínio no mundo.
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