A PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI = PSYCHOPEDAGOGIC PRACTICE WITH A STUDENT WITH RUBINSTEIN-TAYBI SYNDROME

Autores

  • Suely Duarte de Oliveira Sebastião FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA
  • Helena Brandão Viana faculdade adventista de hortolandia http://orcid.org/0000-0002-2018-202X
  • Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho faculdade adventista de hortolandia

Palavras-chave:

Síndrome de Rubinstein-Taybi, Psicopedagogia, Intervenção.

Resumo

O psicopedagogo apresenta um papel muito importante na avaliação e na intervenção de indivíduos que apresentam dificuldades na aprendizagem, quer seja em ambiente escolar ou em qualquer outro que ele esteja inserido. As pessoas portadoras de transtornos ou Síndromes, por sua vez, podem apresentar grandes prejuízos em seu desenvolvimento cognitivo, necessitando ainda mais da presença desse profissional, principalmente em fase escolar. Partindo deste princípio, nossa pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições psicopedagógicas com uma aluna portadora da Síndrome de Rubinstein-Taybi, matriculada em uma escola de referência em Educação Especial no município de Hortolândia, São Paulo. Os portadores dessa Síndrome apresentam comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo e por conseqüência dificuldades na aprendizagem. Estas dificuldades geram um grupo de desordens que impedem a percepção, a compreensão e a aquisição de saberes. Desta forma, a pesquisa proposta foi a de analisar através de 04 sessões as habilidades já adquiridas pela aluna e posteriormente as possíveis contribuições que a psicopedagogia poderia oferecer a ela. Foi notório no presente estudo como a psicopedagogia pode beneficiar a aluna de uma forma prazerosa, através de jogos e de atividades que estimulem e levem a aluna mais próxima da aquisição da leitura e escrita, dos conhecimentos relacionados ao raciocínio lógico matemático, e de experiências que respeitem seu ritmo e suas limitações, contribuindo para seu bem estar e sua auto-estima.

Palavras-chave: Síndrome de Rubinstein-Taybi. psicopedagogia. intervenção.

 

ABSTRACT

The educational psychologist has a very important role in the assessment and intervention of individuals who have difficulties in learning, whether in the school environment or any other it is inserted. People with disorders or syndromes, in turn, can have big losses in their cognitive development, further necessitating the presence of a trader, especially in school age. On this basis, our research aimed to analyze the psycho contributions with a carrier student of Rubinstein-Taybi syndrome, enrolled in a reference school in Special Education in the municipality of Hortolandia, Sao Paulo. The carriers of this syndrome have impaired in their cognitive development and consequently learning difficulties. These difficulties create a group of disorders that prevent the perception, understanding and acquisition of knowledge. Thus, the proposed research was to analyze through 04 sessions, the skills already acquired by the student, and later the possible contributions that educational psychology could offer her. It was evident in this study as the educational psychology can benefit the student in a pleasurable way, through games and activities that encourage and lead the closest student of the acquisition of reading and writing, knowledge related to mathematical logical reasoning, and experiences respect their rhythm and their limitations, contributing to their well-being and their self-esteem.

Keywords: Rubinstein-Taybi Syndrome. psychologist educational. intervention

Biografia do Autor

Suely Duarte de Oliveira Sebastião, FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA

PSICOPEDAGOGA PELA FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA

Helena Brandão Viana, faculdade adventista de hortolandia

HELENA BRANDAO VIANA CONCLUIU A GRADUACAO EM EDUCACAO FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1989. CURSOU MESTRADO EM EDUCACAO FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CONCLUIDO EM 2003. EM SEU DOUTORADO ESTUDOU A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE NA VELHICE, E PARA ISTO VALIDOU E ADAPTOU CULTURALMENTE A ESCALA ASKAS, PARA UTILIZACÃO NA CULTURA BRASILEIRA. EM SEU DOUTORADO PASSOU 4 MESES NA SIMON FRASER UNIVERSITY, EM VANCOUVER, CANADÁ, ONDE CURSOU A DISCIPLINA "PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ENVELHECIMENTO" E TEVE COMO ORIENTADOR INTERNACIONAL O PROF. DR. ANDREW WISTER, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GERONTOLOGIA DAQUELA UNIVERSIDADE. ATUALMENTE É COORDENADORA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA, COORDENADORA DA FACULDADE ADVENTISTA DA TERCEIRA IDADE E COORDENADORA DO PROJETO FELIZ IDADE, DE ATIVIDADES FÍSICA COM IDOSOS. TAMBÉM É PROFESSORA TITULAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MESMA INSTITUIÇÃO.

Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho, faculdade adventista de hortolandia

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Salesiano Dom Bosco(1987), especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade de Santo Amaro(1998), mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto Adventista São Paulo(1979), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Istituto Hoyler(1977), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Adventista de Presidente Prudente(1976), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual de Primeiro Grau Bairro do Aeroporto(1973) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Adventista São Paulo(1982). Atualmente é Professora de Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mediação, PEI, Motivação.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais