LITERATURA INDÍGENA, LEI 11.645/08 E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA = INDIAN LITERATURE, LAW 11,645/08 AND THE INITIAL TEACHER TRAINING IN PEDAGOGY COURSES

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal do Tocantins. Câmpus de Arraias.

Resumo

A literatura indígena desponta na produção acadêmica nacional desde a primeira década dos anos 2000, instituindo-se como um novo campo do conhecimento que dá voz e vez aos povos indígenas brasileiros. Não somente na identificação e pertencimento da singularidade de cada povo mas, principalmente, este novo campo está se constituindo com autores e pesquisadores indígenas efetivando o protagonismo destes. O artigo apresenta uma reflexão sobre a literatura indígena na formação de professores em cursos de Pedagogia, atendendo a Lei 11.645/08, logo, considerações curriculares a partir de políticas públicas educacionais. O referencial teórico pauta-se em autores indígenas brasileiros que vêm abrindo um novo corpus teórico na literatura brasileira: a literatura indígena. O método utilizado neste artigo segue a pesquisa bibliográfica, construindo reflexões sobre a literatura indígena na formação inicial de professores. Um dos encaminhamentos do trabalho é o destaque da temática indígena, pela literatura, na formação de professores, indicando a prática destes que a literatura indígena vai além do cumprimento da Lei 11.645/08 no que diz respeito à escola não indígena, de modo que se direciona, sobretudo, às crianças indígenas que não frequentam escolas indígenas, tendo, assim, sua identidade e pertencimento atendidos na escola não indígena. Considera-se também que a presença desta literatura pela Lei 11.645/08 independe de haver educandos indígenas ou não, trata-se de uma obrigatoriedade curricular, logo, de uma prática pautada nas políticas públicas educacionais.

Palavras-chave: literatura indígena. Lei 11.645/08. formação inicial. pedagogia.

 

ABSTRACT

The indigenous literature emerges in the national academic production since the first decade of the 2000s, establishing itself as a new field of knowledge that gives voice and turn to Brazilian indigenous peoples. Not only in the identification and belongingness of the singularity of each people, but mainly, this new field is being constituted with authors and indigenous researchers effecting their role. The article presents a reflection on indigenous literature in teacher training in pedagogy courses, catering to Law 11,645/08, so curricular considerations from public educational policies. The theoretical background in Brazilian indigenous’ authors who have opened a new theoretical corpus in Brazilian literature: the indigenous literature. The method used in this article follows the bibliographical research, building reflections on indigenous literature in initial teacher training. One of the purposes is to highlight indigenous issues, literature, teacher training, indicating that the practice of these indigenous literature goes beyond compliance with the Law 11.645/08 with regard to non-indigenous school, fall upon, especially, to indigenous children who do not attend indigenous schools, and thus if their identity and belonging are being met in non-indigenous school. It is also considered that the presence of this literature by Law 11,645/08 is independent of having indigenous students or not, it is a curricular requirement, so must be a guided practice in educational public policies.

Keywords: indian literature. Law 11.645/08. initial training. pedagogy.

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal do Tocantins. Câmpus de Arraias.

Doutorando em Educação Escolar (UNESP/FClar). Mestre em Educação (UFSCar). Especialista em Gestão Educacional. Pedagogo.

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais