ENSINO RELIGIOSO EM FOCO: SOLIDÃO E OUSADIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL = RELIGIOUS EDUCATION FOCUS: SOLITUDE AND DARE DURING THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que acompanhou durante 2012 a 2013 a prática pedagógica em Ensino Religioso, de 05 professores (as) licenciados em pedagogia, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede estadual de ensino da região da Grande Florianópolis em Santa Catarina - Brasil. A pesquisa tem como ancoragem teórica a produção contemporânea em Ensino Religioso no Brasil com ênfase em Junqueira (2002), Klein (2008) e Brandenburg (2004). Precisamos compreender que os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental trazem consigo a marca de uma trajetória pessoal e profissional que os identifica A vida é permeada por diversas escolhas. Para estes docentes uma delas é o compromisso de lecionar Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental. Entende-se que o Ensino Religioso precisa tomar como base, às crianças que frequentam os contextos escolares visando que sejam considerados sujeitos sociais de direitos, produtores de culturas e do conhecimento. Assim, a análise e a sistematização dos dados pautaram-se nos princípios da pesquisa ação, com ênfase em Thiollent (2005). As observações e entrevistas realizadas com os docentes evidenciaram que: a) - Ensinar Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental ainda é uma atividade solitária, de pedagogos e pedagogas que reconhecem a importância da referida disciplina. b) - A Gestão Escolar desconhece a legislação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. c) - O projeto pedagógico como carta de intenções das unidades educativas deve garantir com maior consistência o Ensino Religioso em todo o ensino fundamental. d) - É necessário investir na profissionalização docente de pedagogos (as) para a docência em Ensino Religioso.
Palavras-chave: ensino religioso. projeto pedagógico. gestão escolar. anos iniciais do ensino fundamental.
ABSTRACT
It is a qualitative research that followed during 2012-2013 pedagogical practice in Religious Education, 05 teachers (the) graduates in pedagogy, active in the early years of elementary school, the state schools of the Greater Florianópolis in Santa Catarina - Brazil. The research is theoretical anchoring the contemporary production in Religious Education in Brazil with emphasis on Junqueira (2002), Klein (2008) and Brandenburg (2004). We need to understand that teachers in the early years of elementary school bring with them the mark of a personal and professional trajectory that identifies Life is permeated with several choices. For these teachers one is committed to teaching religious education in the early years of elementary school. It is understood that the Religious Education needs to make reference to children who attend the school contexts in order to be considered social entitlements, producers of culture and knowledge. Thus, the analysis and the systematization of data they are guided in the search action principles, emphasizing Thiollent (2005). The observations and interviews with teachers showed that: a) - Teaching Religious Education in the early years of elementary school is still a solitary activity, the educators and pedagogues who recognize the importance of that discipline. b) - The School Management is unaware of the law and the National Curriculum Guidelines for Basic Education. c) - The pedagogical project as a letter of intent of educational units should ensure greater consistency with the religious education throughout elementary school. d) - It is necessary to invest in the professionalization of teachers (as) for teaching in Religious Education.
Keywords: religious education. paedagogical project. school management. early years of elementary school.