TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO AO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR NA UFBA = INTERRUPTED TRAJECTORIES IN PSYCHOLOGY COURSE IN RELATION TO INTERDISCIPLINARY BACHELOR AT UFBA
Resumo
Apresentam-se algumas considerações sobre trajetórias interrompidas (evasão) no Curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, no momento de implantação Bacharelados Interdisciplinares. Realizou-se revisão de literatura sobre o tema e foram entrevistados seis estudantes que ingressaram em 2009 e 2012 e abandonaram o curso. Discute-se o processo de evasão, a partir dos motivos para a escolha do curso, expectativa frente ao ingresso no curso, adaptação ao curso e à universidade, situação atual em relação ao ensino superior. As entrevistas foram realizadas por telefone e por e-mail, de acordo com a disponibilidade dos entrevistados. As trajetórias interrompidas dos entrevistados em relação ao CPL-Psico não indicam fracasso pessoal e possibilitam repensar a evasão como reorientação da carreira profissional. Além disso, destaca-se a importância do processo de escolha profissional como relevante para compreender o que se tem chamado de evasão nas instituições de ensino superior.
Palavras-chave: evasão universitária. formação em psicologia. ensino superior. estudos sobre universidade.
ABSTRACT
This paper presents some considerations on interrupted trajectories (dropout) in Psychology Course at the Federal University of Bahia, at the time of implantation of the Interdisciplinary Bachelors. A literature review was conducted on the subject as well as interviews with six students who entered in 2009 and 2012 and dropped out of the course. It discusses the process of dropout, from the reasons for choosing the course; expectation towards the entrance to the course; adapting to the course and university; current situation in relation to higher education. The interviews were conducted by phone and e-mail, according to the availability of respondents. The discontinued trajectories of respondents in relation to the traditional Psychology course do not indicate personal failure and enable us to rethink dropout as reorientation of professional career. Moreover, we highlight the importance of the process of career choice as relevant to understanding what has been called dropout in higher education institutions.
Keywords: university dropout. training in psychology. higher education. university studies.