ENSINO COLABORATIVO: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO AEE DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO = COLLABORATIVE EDUCATION: PERCEPTIONS OF TEACHERS OF AEE OF A MUNICIPAL EDUCATION

Autores

  • Renata Fernandes Fantacini Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tarcia Regina da Silveira Dias Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Tendo como ponto de partida o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola comum, surge alguns questionamentos, entre eles, um pertinente a necessidade da reorganização desta escola e a implementação da proposta de Ensino Colaborativo. Qual será a percepção dos profissionais da educação (especializados em Educação Especial ou não) sobre esta proposta? Foi com base nesse questionamento que este recorte da Dissertação de Mestrado, sobre a reorganização da escola para atender o aluno com deficiência intelectual, teve-se como objetivo geral investigar a percepção das professoras acerca do conhecimento sobre a proposta de ensino colaborativo para a organização da educação inclusiva para o atendimento do aluno com deficiência intelectual na classe comum e sala de recursos multifuncionais. Participaram desta pesquisa, professoras que atuam na equipe de Atendimento Educacional Especializado neste município. O método utilizado foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas a para conhecer as suas percepções sobre a proposta de Ensino Colaborativo para os alunos com deficiência intelectual. A análise dos dados foi articulada com a fundamentação teórica a partir de estudos disponíveis na literatura da área. Os resultados apresentados demonstraram que, apesar de algumas professoras especialistas apresentarem maior compreensão do que seja a proposta de ensino colaborativo numa perspectiva atual, ainda é preciso investigar a formação dos professores, principalmente quanto a permitir a compreensão da importância das ações compartilhadas e práticas colaborativas. Concluiu-se então, que há necessidade de se investir na capacitação para o ensino colaborativo, para propor novas estratégias de parceria e entrada do professor especialista na classe comum para realizar o acompanhamento do aluno com DI, para orientação e trabalho conjunto com o professor da classe comum.

Palavras-chave: inclusão. deficiência intelectual. ensino colaborativo.

 

ABSTRACT

Taking as starting point the process of inclusion of students with intellectual disabilities in regular schools, raises some questions, among them, the need for a relevant reorganization of the school and the implementation of the proposed Collaborative Teaching. What is the perception of education professionals (specialized in Special Education or otherwise) on this proposal? Was based on that inquiry that this crop of Master's Dissertation on the reorganization of the school to meet students with intellectual disabilities, had as main objective to investigate teachers' perception about knowledge on the proposal for collaborative learning for organization inclusive education for the care of students with intellectual disabilities in the regular class and multifunctional resource room. Participated in this research, teachers who work in the team of specialized education in this county. The method used was the application of semi-structured interviews to understand their perceptions on the proposal for Collaborative Education for students with intellectual disabilities. Data analysis was articulated with the theoretical foundation from studies available in the literature. The results presented demonstrated that although some teachers experts present greater understanding of what the proposed collaborative learning in a current perspective, we still need to investigate the training of teachers, especially as to enable an understanding of the importance of shared practices and collaborative actions. It was concluded that there is need to invest in training for collaborative teaching, to propose new strategies for partnership and input of the specialist teacher in the regular classroom to follow up with the student DI, for guidance and work together with the teacher common class.

Keywords: inclusion. intellectual disability. collaborative teaching.

Biografia do Autor

Renata Fernandes Fantacini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Educação pela UFSCar.

Tarcia Regina da Silveira Dias, Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo (USP)

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais