OS PROFESSORES RESSIGNIFICARAM SEUS SABERES PROFISSIONAIS? (ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA) = DID THE TEACHERS RESIGNIFY THEIR PROFESSIONAL KNOWLEDGE? (DATA ANALYSIS RESEARCH)
Resumo
Esse artigo se configura como parte da pesquisa de Mestrado realizada no ano de 2007 que buscou investigar acerca dos saberes profissionais docentes ressignificados pelos professores (sujeitos do estudo) ao longo do processo de formação vinculado ao programa Rede UNEB 2000 – um programa especial de formação inicial de professores, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nesse capítulo, após pesquisa de campo realizou-se a análise dos dados tendo como elemento principal as falas dos professores da Educação Básica Ensino Fundamental I. Investigou-se as práticas de dez professores; contudo elegeu-se seis numa escola Pública situada no Município de Vera Cruz – Bahia. Como resultado, observou-se que: 1) os professores, em maioria, viram como positivo os resultados do programa na sua formação; 2) os saberes profissionais investigados na pesquisa – planejamento de ensino, seleção e organização de conteúdos, metodologia de ensino, relações interpessoais e avaliação – foram, em parte, ressignificados pelos professores no sentido da renovação de suas práticas pedagógicas. Concluiu-se acreditando que só a formação inicial não é suficiente para a ressignificação de saberes e mudanças significativas nas práticas pedagógicas e que a formação contínua seria uma boa estratégia para a concretização dessas mudanças.
Palavras-chave: formação inicial de professores. saberes profissionais. estágio. prática pedagógica.
ABSTRACT
This article is part of the Master's research conducted in the year 2007, that investigated about professional teaching knowledge reinterpreted by teachers over the training process linked to the program UNEB Net 2000 - a special program of teachers’ training, offered by the Bahia State University. After the field research, we analyzed the data with the main element the speeches of the elementary teachers. We investigated the practices of ten teachers; however, six have been elected in a Public School located in the city of Vera Cruz - Bahia. Como result showed that: 1) teachers in most, viewed as positive the results of the program in their training; 2) the professional knowledge investigated – educational planning, selection and organization of content, teaching methodology, interpersonal relationships and evaluation – have been, partially, resignfied by teachers towards the renewal of their practices. We conclude believing that the initial training is not enough for the redefinition of the knowledge and significant changes in teaching practices, and the continuous training would be a good strategy for achieving these changes.
Keywords: initial teacher education. professional knowledge. internship. pedagogical practice.