POLÍTICAS CURRICULARES E ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES = CURRICULUM POLICIES AND HISTORY TEACHING IN HIGH SCHOOL: SOME CONSIDERATIONS
Resumo
Este artigo tem por objetivo situar as políticas curriculares de História nos anos 1990 no Brasil no contexto das transformações técnico-científicas, econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo e das reformas educacionais que as acompanharam. As considerações apresentadas neste texto expressam a fase inicial do trabalho de levantamento do estado da arte sobre o tema e a definição dos caminhos da pesquisa de doutoramento “A história do Brasil no currículo do ensino médio da rede estadual paulista: um estudo sobre as políticas curriculares na disciplina escolar História”. Além de contextualizar as reformulações curriculares, o artigo apresenta algumas considerações sobre os documentos curriculares resultantes destas reformas, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de História para o ensino médio, lançando questionamentos sobre o discurso curricular oficial e suas apropriações no universo escolar. A metodologia empreendida nessa pesquisa consiste na análise dos documentos curriculares oficiais, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e revisão bibliográfica sobre o tema, dialogando com autores como Libâneo, Oliveira e Toschi (2007), Thomasi, (1998), Shiroma (2002), Silva (1996), Abud (2005), Bittencourt (2004), dentre outros. A partir destas breves considerações, percebemos a importância de aprofundar a discussão sobre o papel das políticas educacionais na produção dos currículos e principalmente de analisar seus percursos e discursos.
Palavras-chave: políticas educacionais. currículo escolar. ensino de história. Parâmetros Curriculares Nacionais. cultura escolar.
ABSTRACT
This article aims to situate the History curricular policies in the 1990s in Brazil on the context of techno-scientific, economic, political, social and cultural transformations, of the present day and of the educational reforms that accompanied them. The considerations presented in this text express the initial stage of the survey on the status of art on the theme and definition of the route taken by the doctorate research “The 1930s in a classroom: a study about the curricular policies and the lecturing of History in the high schools of the state of São Paulo”. Besides contextualizing the curricular reformulations, the article presents some considerations about the curricular documents resulting from such reforms, the National Curricular Directives (DCN) and the National Curricular Parameters (PCN) for History in high school, presenting questions about the official curricular discourse and its appropriations in the school’s universe. The methodology employed in this research consists in the analysis of the official curricular documents, National Curricular Directives (DCN) and National Curricular Parameters (PCN) and a bibliographic revision about the theme, estabilishing dialogues with authors such as Libâneo, Oliveira e Toschi (2007), Thomasi, (1998), Shiroma (2202), Silva (1996), Abud (2005), Bittencourt (2004), amongst others. From these brief considerations, we will realize the importance to deepen the discussion about the role of educational policies in the production of curriculum and mainly analyzing their courses and discourses.
Keywords: educational policies. school curriculum. history lecturing. National Curricular Parameters. school culture.