O TRABALHO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO GUARUJÁ – SP: DO MIMETISMO AO REDUCIONISMO

Autores

  • Felipe de Oliveira Gouveia

Resumo

O presente artigo, resulta da pesquisa de dissertação de mestrado acadêmico realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2022. Teve como objetivo, analisar a execução do projeto de trabalho profissional do(a) assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social da cidade do Guarujá-SP, e possíveis relações miméticas entre atribuição profissional versus ações descritas na Política de Assistência Social. A pesquisa encontra-se alicerçada na metodologia qualitativa. Serão apresentadas oito (8)  categorias analíticas levantadas durante o processo de análise. Entre os achados, constatou-se, a mimetização do trabalho especializado do(a) assistente social em ações descritas na política de assistência social, estas, decorrentes do reducionismo existente entre a formação profissional e a precarização da política de assistência social e suas regulações.

Biografia do Autor

Felipe de Oliveira Gouveia

Assistente Social, mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS). Servidor público da prefeitura municipal do Guarujá. Este trabalho contou com apoio e financiamento da CAPES – CAEE 005541/2022. E-mail: felipecadunico@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2956-048X.

Downloads

Publicado

2025-02-18