OS CONCEITOS DE FAMÍLIA NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
O artigo apresenta uma problematização dos conceitos de família incorporados em legislações da política educacional brasileira para o acesso à educação superior, a partir de documentos referentes às medidas governamentais, em torno da fase expansionista do ensino superior no Brasil. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento do artigo, foram utilizados a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A concepção de família, nas legislações educacionais, mantém-se em torno do quesito da renda ou da condição socioeconômica do grupo familiar, ou seja, da partilha de recursos bem como da residência ou domicílio. As concepções de família encontradas na análise documental revelam a complexidade de se abordar a temática nos programas da política educacional no contexto de expansão e reestruturação do ensino superior brasileiro e para o acesso à educação superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.