SAÚDE MENTAL DE PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO NO SERVIÇO INTERMEDIÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Auteurs-es

  • Marta Regina Farinelli
  • Ana Sofia Cerqueira Natali

Résumé

O envelhecimento é um processo marcado por diferenças, aparências e desigualdades sociais em uma sociedade de classes que estimula a competição na trajetória das pessoas. As desigualdades definem o modo como envelhecem. Esse processo é heterogêneo e singular, determinado por fatores socioeconômicos, físicos e culturais que interferem em como cada um o vivencia. Assim, investigou-se o envelhecimento e o adoecimento mental sob a ótica da pessoa idosa usuária de um Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo foi compreender os reflexos socioemocionais e econômicos no processo de envelhecimento da pessoa idosa com diagnóstico em saúde mental. A pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os instrumentos utilizados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o mini exame do estado mental. Os resultados evidenciaram as expressões da questão social na trajetória da pessoa idosa, que influenciaram no adoecimento mental e nas relações familiares, revelando ainda a desproteção social do Estado. Concluiu-se que as políticas públicas e a assistência ofertada pela rede de atenção psicossocial não foram efetivadas conforme as reais demandas da população.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Regina Farinelli

 Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca; docente no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, marta.farinelli@uftm.edu.br.   

Ana Sofia Cerqueira Natali

 Assistente Social do Tribunal de Justiça de São Paulo, graduada em Serviço Social pela UNESP de Franca, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, anasofianatali19@gmail.com.

Téléchargements

Publié-e

2025-11-10