SAÚDE MENTAL DE PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO NO SERVIÇO INTERMEDIÁRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Abstract
O envelhecimento é um processo marcado por diferenças, aparências e desigualdades sociais em uma sociedade de classes que estimula a competição na trajetória das pessoas. As desigualdades definem o modo como envelhecem. Esse processo é heterogêneo e singular, determinado por fatores socioeconômicos, físicos e culturais que interferem em como cada um o vivencia. Assim, investigou-se o envelhecimento e o adoecimento mental sob a ótica da pessoa idosa usuária de um Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo foi compreender os reflexos socioemocionais e econômicos no processo de envelhecimento da pessoa idosa com diagnóstico em saúde mental. A pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os instrumentos utilizados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o mini exame do estado mental. Os resultados evidenciaram as expressões da questão social na trajetória da pessoa idosa, que influenciaram no adoecimento mental e nas relações familiares, revelando ainda a desproteção social do Estado. Concluiu-se que as políticas públicas e a assistência ofertada pela rede de atenção psicossocial não foram efetivadas conforme as reais demandas da população.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.