A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Résumé
Apresenta parte da pesquisa que buscou conhecer o percurso histórico-teórico- metodológico dos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social no Rio Grande do Norte. Aqui, optamos por apresentar um pouco da realidade dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN). Perguntamo-nos: Como tem se dado o processo de formação das assistentes sociais no RN? Quando cada instituição iniciou suas atividades? Quantos alunos em média são/eram formados? As diretrizes curriculares dão o norte do processo de formação nas instituições do RN? Tivemos como pressuposto a concepção materialista histórica e dialética. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e de campo, utilizando-se de análise documental e de 3 entrevistas com professores dessas instituições. Os resultados apontam que o ensino de graduação e pós-graduação em Serviço Social nas instituições públicas, apesar de todas as dificuldades tem se dado no sentido de fortalecer o PEP. Ao mesmo tempo, as falas apontam sobrecarga de trabalho e adoecimentos das docentes frente às exigências de produtividade, mais acentuadamente, quando se somam às atividades pedagógicas e administrativas da graduação as da pós-graduação.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.