A DIALÓGICA POSSÍVEL ENTRE A PRÁTICA PROFISSIONAL E OS NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓSGRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC – SP
Mots-clés :
Núcleos de Estudo e Pesquisa. Formação. Pesquisa no Serviço Social.Résumé
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado que buscou conhecer os
Núcleos de Estudos e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC – SP e suas contribuições para a formação profissional. Os Núcleos de Estudos e Pesquisa na PUC-SP fomentam a pesquisa no Serviço Social e são integrados pelos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação e de graduação. A perspectiva desses núcleos tem sido a de incrementar a pesquisa, visando fundamentalmente à capacitação de recursos humanos para a atividade investigativa, tanto ao nível qualitativo, quanto quantitativo. Analisamos suas propostas investigativas e formativas; no levantamento
de dados formais e informais sobre os Núcleos cadastrados, no estudo documental e bibliográfico dos Núcleos a partir do credenciamento do Programa de Estudos Pós – Graduados em Serviço Social; nas entrevistas com os coordenadores dos Núcleos de Ensino e Pesquisa em Serviço Social da PUC – SP e no Grupo Focal com integrantes dos Núcleos. Ao final, analisamos os discursos obtidos na dissertação, com a Pesquisa no Serviço Social. Nas considerações finais aponta-se para o fato de que os Núcleos são espaços diferenciados de formação, que carecem de maior visibilidade de fomento, mas que proporciona dialógica para reflexões no Serviço Social.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.