A DIALÓGICA POSSÍVEL ENTRE A PRÁTICA PROFISSIONAL E OS NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓSGRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC – SP
Keywords:
Núcleos de Estudo e Pesquisa. Formação. Pesquisa no Serviço Social.Abstract
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado que buscou conhecer os
Núcleos de Estudos e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC – SP e suas contribuições para a formação profissional. Os Núcleos de Estudos e Pesquisa na PUC-SP fomentam a pesquisa no Serviço Social e são integrados pelos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação e de graduação. A perspectiva desses núcleos tem sido a de incrementar a pesquisa, visando fundamentalmente à capacitação de recursos humanos para a atividade investigativa, tanto ao nível qualitativo, quanto quantitativo. Analisamos suas propostas investigativas e formativas; no levantamento
de dados formais e informais sobre os Núcleos cadastrados, no estudo documental e bibliográfico dos Núcleos a partir do credenciamento do Programa de Estudos Pós – Graduados em Serviço Social; nas entrevistas com os coordenadores dos Núcleos de Ensino e Pesquisa em Serviço Social da PUC – SP e no Grupo Focal com integrantes dos Núcleos. Ao final, analisamos os discursos obtidos na dissertação, com a Pesquisa no Serviço Social. Nas considerações finais aponta-se para o fato de que os Núcleos são espaços diferenciados de formação, que carecem de maior visibilidade de fomento, mas que proporciona dialógica para reflexões no Serviço Social.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.