SOBRECARGA FAMILIAR E A RESPONSABILIZAÇÃO DA FAMÍLIA: uma questão para quem cuida
Resumen
O debate acerca dos cuidados direcionados a população idosa tem ganhado vulto diante do expressivo aumento da longevidade tanto nos países desenvolvidos, como naqueles de capitalismo dependente, tal como o Brasil. Associada a longevidade, outros elementos ganham destaque, desde a necessidade de investimentos em políticas sociais, ampliação da rede de serviços, e, investimentos nas ações de cuidados. O objetivo deste trabalho é de apresentar algumas reflexões sobre os cuidados domiciliares direcionados as pessoas idosas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica e na sistematização do trabalho profissional realizado pelos autores. O cuidado em domicílio tem sido executado pelas mulheres da família, que nem sempre reúnem condições, econômicas e emocionais para a sua efetivação. Identifica-se que o aumento do número de horas dedicadas aos cuidados, associada as exigências com o cuidado, tem contribuído para evidenciar a sobrecarga das cuidadores. Outro aspecto importante é o processo de cansaço físico e mental como fator de adoecimento das cuidadoras.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.