ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA: significações da escola para os jovens em um contexto de desigualdade social
Resumen
Procurando compreender a vivência de estudantes do ensino médio integrado (EMI) de um campus da rede federal localizado no Vale do Ribeira (SP), obtivemos que a formação almejada é aquela que possibilite ao jovem o ingresso no ensino superior e a formação acadêmica; a colocação no mundo do trabalho em condições dignas, não em um subemprego alienado; e uma educação que desenvolva a consciência crítica, com informações que ampliem o repertório de vivências. O esforço está intimamente ligado ao mérito individual; não acompanhar o ritmo significa algum “defeito de caráter” (preguiça, má vontade, malandragem) ou pouca dedicação. Dessa forma, os processos de exclusão causados pela estrutura da instituição ou pelas políticas e condições de acesso e permanência continuam agindo de forma silenciosa, reproduzindo as condições que mantém a sociedade desigual e que resultam no sofrimento relatado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.