A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO MBITO DA SOCIOEDUCAÇÃO.

Autores/as

  • Veronica Rimes da Cunha

Resumen

O texto apresenta a dimensão pedagógica do trabalho de assistentes sociais no âmbito da socioeducação, partindo de sua compreensão como trabalho concreto, cujas determinações estão dadas pela dinâmica de uma instituição na qual práticas e sujeitos conformam uma modalidade de trabalho social e combinado, articulando as funções coercitivas e pedagógicas, que caracterizam a atuação do Estado. Resulta de análises feitas sobre a política de atendimento dirigida aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, mediatizada pela articulação das dimensões sancionatória, processual e socioeducativa.  As relações interinstitucionais, as requisições e respostas profissionais são apresentadas a partir da inserção no processo de trabalho coletivo. Evidencia-se o potencial que a dimensão pedagógica do trabalho tem para contribuir na afirmação da proposta socioeducativa, ainda em construção.

Biografía del autor/a

Veronica Rimes da Cunha

Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). Veronicarimes77@gmail.com.

Publicado

2024-01-06