THE EDUCATIONAL FUNCTION OF SOCIAL SERVICE AND CLASS CONSCIOUSNESS: REFLECTIONS ON THE POLITICAL-PEDAGOGICAL DIMENSION OF THE PROFESSION
Abstract
Este ensaio apresenta os resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora no Programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trazendo a discussão teórica que servirá de base para a pesquisa empírica a ser realizada. O trabalho tem como intenção propor o debate acerca do princípio educativo e sua estreita ligação com a prática profissional do serviço social, observando os determinantes históricos e políticos em que se inserem o desenvolvimento do exercício profissional. Por fim, nos propomos a pensar novas estratégias para uma atuação mais crítica, levando em conta os desafios contemporâneos para a construção de uma pedagogia crítica emancipatória.
Downloads
Published
2024-01-06
Issue
Section
Artigos
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.