COMPROMISSO COM O ATEDIMENTO INTEGRAL E HUMANIZADO: REFLEXÕES ACERCA DA ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE UBERABA
Abstract
Este artigo aborda a temática acerca dos serviços de atenção a saúde da criança e a articulação destes serviços, tendo em vista o princípio da integralidade e a humanização em saúde, a partir da visão das famílias atendidas no Ambulatório de Pediatria por meio da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Assim, resulta de uma pesquisa realizada com os objetivos de conhecer os serviços de atenção à saúde da criança no município de Uberaba, apresentar as demandas por atenção à saúde das famílias atendidas pela equipe da Residência no Ambulatório, analisar a articulação entre as instituições de saúde e as demais instituições da rede de proteção à infância e avaliar a acessibilidade/resolutividade da atenção à saúde da criança. Os resultados apontam que, apesar dos avanços, existem, ainda, muitos desafios a serem superados na atenção a saúde da criança referentes a dificuldades no acesso, a desarticulação da rede e a fragmentação das ações no atendimento das necessidades dos sujeitos de forma integral e humanizada.
Downloads
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.