ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA: significações da escola para os jovens em um contexto de desigualdade social

Autores

  • Amanda Machado dos Santos Duarte
  • Carla Cristina Kawanami
  • Juliano Wagner Custódio Rodrigues

Resumo

Procurando compreender a vivência de estudantes do ensino médio integrado (EMI) de um campus da rede federal localizado no Vale do Ribeira (SP), obtivemos que a formação almejada é aquela que possibilite ao jovem o ingresso no ensino superior e a formação acadêmica; a colocação no mundo do trabalho em condições dignas, não em um subemprego alienado; e uma educação que desenvolva a consciência crítica, com informações que ampliem o repertório de vivências. O esforço está intimamente ligado ao mérito individual; não acompanhar o ritmo significa algum “defeito de caráter” (preguiça, má vontade, malandragem) ou pouca dedicação. Dessa forma, os processos de exclusão causados pela estrutura da instituição ou pelas políticas e condições de acesso e permanência continuam agindo de forma silenciosa, reproduzindo as condições que mantém a sociedade desigual e que resultam no sofrimento relatado.

Biografia do Autor

Amanda Machado dos Santos Duarte

Doutora e Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Registro.

Carla Cristina Kawanami

 Mestra em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Registro. 

Juliano Wagner Custódio Rodrigues

 Bacharelando em Psicologia pelo Centro Universitário do Vale do Ribeira. Assistente administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Registro. 

Downloads

Publicado

2024-01-06