O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
Resumo
O presente artigo objetiva tecer explanações acerca do trabalho do/a assistente social na Política de Educação, no nível da Educação Básica, mais precisamente em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental localizadas no município de João Pessoa, capital paraibana. Quanto à caracterização metodológica, o trabalho se fundamenta em relatos de experiências elaborados por assistentes sociais lotadas em escolas públicas, no período pós-pandemia da Covid-19 (2022 a 2023), através de seus registros profissionais, observações assistemáticas, bem como no suporte da pesquisa bibliográfica, de modo a fornecer sustentação teórica às análises. O método de estudo centra-se no materialismo histórico-dialético, por este ser capaz de buscar as contradições da realidade e a essência dos fenômenos. As experiências aqui analisadas apontam para os desafios postos no cotidiano profissional do/a assistente social em tempos de barbárie, mercantilização da Política de Educação e luta pela implementação da Lei 13.935/2019, a qual estabelece a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.