O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Thélia Priscilla Paiva de Azevedo
  • Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita
  • Ranyellen Félix de Souza
  • Ana Cristina de Lima Santos
  • Maria Francisca Máximo Dantas

Resumo

O presente artigo objetiva tecer explanações acerca do trabalho do/a assistente social na Política de Educação, no nível da Educação Básica, mais precisamente em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental localizadas no município de João Pessoa, capital paraibana. Quanto à caracterização metodológica, o trabalho se fundamenta em relatos de experiências elaborados por assistentes sociais lotadas em escolas públicas, no período pós-pandemia da Covid-19 (2022 a 2023), através de seus registros profissionais, observações assistemáticas, bem como no suporte da pesquisa bibliográfica, de modo a fornecer sustentação teórica às análises. O método de estudo centra-se no materialismo histórico-dialético, por este ser capaz de buscar as contradições da realidade e a essência dos fenômenos. As experiências aqui analisadas apontam para os desafios postos no cotidiano profissional do/a assistente social em tempos de barbárie, mercantilização da Política de Educação e luta pela implementação da Lei 13.935/2019, a qual estabelece a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica.

Biografia do Autor

Thélia Priscilla Paiva de Azevedo

 Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2020. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS).

Ranyellen Félix de Souza

 Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Mestre pela    Universidade Federal da Paraíba (início ano de 2017 com conclusão em 2019).

Ana Cristina de Lima Santos

 Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2014). Mestra em Serviço Social pela UFPB (2018).

Maria Francisca Máximo Dantas

 Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialização em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2024-01-06