OS CONCEITOS DE FAMÍLIA NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Glauco Pereira de Oliveira e Braga

Resumo

O artigo apresenta uma problematização dos conceitos de família incorporados em legislações da política educacional brasileira para o acesso à educação superior, a partir de documentos referentes às medidas governamentais, em torno da fase expansionista do ensino superior no Brasil. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento do artigo, foram utilizados a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A concepção de família, nas legislações educacionais, mantém-se em torno do quesito da renda ou da condição socioeconômica do grupo familiar, ou seja, da partilha de recursos bem como da residência ou domicílio. As concepções de família encontradas na análise documental revelam a complexidade de se abordar a temática nos programas da política educacional no contexto de expansão e reestruturação do ensino superior brasileiro e para o acesso à educação superior.

Biografia do Autor

Glauco Pereira de Oliveira e Braga

Assistente Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC). Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6585-6139. E-mail: glbraga7@gmail.com

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Publicado

2024-01-06