A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO MBITO DA SOCIOEDUCAÇÃO.
Resumo
O texto apresenta a dimensão pedagógica do trabalho de assistentes sociais no âmbito da socioeducação, partindo de sua compreensão como trabalho concreto, cujas determinações estão dadas pela dinâmica de uma instituição na qual práticas e sujeitos conformam uma modalidade de trabalho social e combinado, articulando as funções coercitivas e pedagógicas, que caracterizam a atuação do Estado. Resulta de análises feitas sobre a política de atendimento dirigida aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, mediatizada pela articulação das dimensões sancionatória, processual e socioeducativa. As relações interinstitucionais, as requisições e respostas profissionais são apresentadas a partir da inserção no processo de trabalho coletivo. Evidencia-se o potencial que a dimensão pedagógica do trabalho tem para contribuir na afirmação da proposta socioeducativa, ainda em construção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.