A FUNÇÃO EDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA PROFISSÃO

Autores

  • Vitória Santos de Oliveira

Resumo

Este ensaio apresenta os resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora no Programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trazendo a discussão teórica que servirá de base para a pesquisa empírica a ser realizada. O trabalho tem como intenção propor o debate acerca do princípio educativo e sua estreita ligação com a prática profissional do serviço social, observando os determinantes históricos e políticos em que se inserem o desenvolvimento do exercício profissional. Por fim, nos propomos a pensar novas estratégias para uma atuação mais crítica, levando em conta os desafios contemporâneos para a construção de uma pedagogia crítica emancipatória. 

Biografia do Autor

Vitória Santos de Oliveira

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-01-06