O SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ RELATO DE UMA TRAJETÓRIA

Autores

  • Eliana Monteiro Feres
  • Carolina de Cassia Ribeiro Abreu
  • Paulo Santos Freitas Junior

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória do Serviço Social no campo da Educação, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Iniciamos com um breve relato das legislações nacionais e o direito à educação de forma universal só passou a existir a partir da CF88, embora identificamos que são múltiplos os desafios para uma educação que emancipa, pois apesar da universalização temos muitos a avançar na permanência dos alunos numa escola com qualidade. Neste relato de experiência descrevemos nosso processo de trabalho a partir dos eixos qualidade acesso, permanência e gestão democrática, com o propósito de sistematização e socialização das ações desenvolvidas

Biografia do Autor

Eliana Monteiro Feres

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1996). Pós Graduação lato Sensu em Serviço Social Contemporâneo Assistência e Trabalho UFF ( 2002).

Carolina de Cassia Ribeiro Abreu

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989).Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Assistente Social da Prefeitura de Campos dos Goytacazes com experiência em saúde pública e educação ( Educação do Campo).

Paulo Santos Freitas Junior

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2002)  Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012)  Assistente Social da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, na Secretaria de Educação na área de educação inclusiva. 

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos