OS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL: Participação social e o enfrentamento à LGBTfobia

Autores

  • Elton Santa Brígida do Rozario
  • Claudia Mayorga

Resumo

 Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado em Psicologia e analisou a importância da participação no processo de democratização da sociedade brasileira após 1988 e a emergência do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) em 2010. Diante das graves e históricas violações à população LGBTQIA+ no Brasil, o CNCD/LGBT constituiu-se em uma importante conquista e reconhecimento da população LGBTQIA+ como sujeitos de direitos e de combate à LGBTfobia. Como conselho de políticas públicas, o CNCD/LGBT se constituiu por meio de uma grande mobilização e participação popular. Realizamos pesquisa teórica e documental e analisamos o contexto do surgimento dos conselhos de políticas públicas no Brasil marcado pelas disputas entre perspectivas socialistas e liberais. Concluímos que o período de existência desse conselho (2001/2010 a 2019) foi fundamental para o reconhecimento público de direitos da população LGBTQIA+ ainda que tenha sido uma história marcada por disputas e contradições diversas. O processo histórico-social aqui abordado evidência, através do estudo da criação do Conselho Nacional LGBT, as primeiras conquistas de garantia de direitos para população LGBTQIA+ brasileira e seus percalços, indicando a importância da participação social na continuidade das lutas contra as “cruzadas” antigênero promovidas por forças conservadoras.

Biografia do Autor

Elton Santa Brígida do Rozario

 Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Militante LGBTQIA+.

Claudia Mayorga

Doutora em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid,
Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e
Extensão Conexões de Saberes.

Downloads

Publicado

2023-11-14